CERTI Amazônia conquista prêmio internacional com o B.I da Floresta — solução integrada à Plataforma Digital da Floresta

O Instituto CERTI Amazônia acaba de alcançar um marco internacional: foi um dos vencedores do New Commons Challenge 2025, promovido pela Microsoft e pelo The GovLab e receberá um investimento de US$ 100 mil para desenvolver o projeto B.I da Floresta – Data Commons for Amazonian Monitoring and Public Engagement.

Essa conquista reforça o protagonismo do CERTI Amazônia na inovação voltada à sustentabilidade da região amazônica — e também fortalece a Plataforma Digital da Floresta, da qual o Bioconex faz parte. O B.I da Floresta é uma das três soluções integradas à plataforma, ao lado de iniciativas como a Jornada Amazônia, que promovem o empreendedorismo sustentável e valorizam a floresta em pé.

O que é o B.I da Floresta?

Atualmente o B.I da Floresta é uma ferramenta de inteligência para as cadeias produtivas da sociobioeconomia. A partir desta conquista, vai incorporar novas funcionalidades visando transformar dados complexos — como os do IBGE e MapBiomas — em visualizações interativas e acessíveis ao público não especializado. Seu foco é o monitoramento da ocupação do solo da Amazônia Legal, região que cobre nove estados e cerca de 61% do território brasileiro.

A proposta é democratizar o acesso a informações estratégicas, capacitando gestores públicos, cientistas e comunidades locais a tomarem decisões mais sustentáveis. Como destaca Marco Giagio, diretor do Instituto CERTI Amazônia:

“Transformamos dados variados em um bem comum compartilhado. Nosso objetivo é empoderar escolhas sustentáveis ​​que protejam tanto a floresta quanto as pessoas que dependem dela.”

Reconhecimento global

Concorrendo com mais de 170 propostas de oriunda de 50 países de todos os continentes, o projeto foi premiado na categoria Aprimoramento de Data Commons, durante cerimônia paralela à 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York, dia 25 de setembro. A iniciativa foi reconhecida por seu potencial de transformar dados ambientais em ferramentas inteligentes, preparadas para alimentar ferramentas de IA, com impacto direto em políticas públicas e práticas de conservação.

Plataforma Digital da Floresta: inovação colaborativa

O B.I da Floresta é uma das ferramentas da Plataforma Digital da Floresta, uma iniciativa que une tecnologia, sustentabilidade e colaboração para promover o desenvolvimento da bioeconomia amazônica. O Certi celebra essa conquista como um avanço coletivo rumo à valorização da floresta em pé e à construção de um futuro mais verde e inteligente.